Tecnologia do Blogger.

Gersal: contra acidez do sangue, presão alta e o mal do açúcar

By 11:31

 
 
 
"Raramente se encontram homens e mulheres de temperamento agradável. A grande maioria é doente, mas isenta de culpa porque não sabe como conseguir o bom humor. Ignoram do que devem alimentar-se e como devem comer. Se estiverdes sinceramente conscientes da constituição maravilhosa do Universo, deveis estar plenos de infinita alegria e gratidão, e não podereis deixar de compartilhar com os outros." George Ohsawa
 
 
Todas as vezes que puder citar George Ohsawa no blog, citarei. Além de uma história incrível, ele possui uma visão mais incrível ainda sobre alimentação. A visão dele vai além da tabela nutricional, de contar calorias. Ele tem uma visão superior, voltada à ordem do Universo, ao nosso planeta, a Deus. Alimentar-se é um ato de gratidão: você entra em dívida com o planeta, e não é capaz de restabelecer aquilo que tira dela. Por isso, seja grato ao que você recebe.
 
Uma das coisas que aprendi no livro, e que tenho trazido para minha vida, é o uso do Gersal -  uma mistura de gergelim com sal. Ele retira a acidez do sangue, destrói o efeito do açúcar e é uma excelente maneira de reduzir o consumo do sal para quem tem pressão alta.
 
O Gersal, após pronto, tem o aspecto de paçoca. Eu, por experiência, recomendo fazer pouca quantidade. O suficiente para 2-3 dias. Assim, você mantém as propriedades e o gostinho especial.
 
 

Gersal (gomásio)

"As sementes de gergelim combinadas com o sal (quatro partes de sementes torradas e bem moldas para uma de sal marinho torrado bem moído) destroem os maus efeitos do açúcar em todo o organismo humano, muito especialmente no sistema nervoso e cerebral.
 
O óleo de gergelim do “gomásio” reveste cada partícula do sal e impede a sede. Penetra na circulação sangüínea e normaliza a hiperacidez do sangue. Lembrai-vos: excesso de acidez e morte são a mesma coisa!"
George Ohsawa
 

Receita

"O gersal é preparado de gergelim com sal. Deve ser usado sobre os alimentos preparados, diretamente sobre a refeição no prato. É um dos melhores desacidificantes do sangue. Deve-se consumir umas duas colheres de café por dia.
 
Preparação: para cada 9  medidas de gergelim, 1 medida de sal grosso ou marinho. O gergelim deve ser lavado e escorrido. Depois de bem seco ao ar livre, deve ser torrado aos poucos, até pular da frigideira e se desfazer nos dedos quando pressionado. Reservar. Torrar o sal para desidratá-lo. Juntar o gergelim ao sal. Socar ou moer bem a mistura na máquina, ou no liquidificador. Guardar e recipiente de vidro muito bem fechado."
Giovanna Bernini
 
 
Fonte: Giovanna C. Bernini. NUTRIÇÃO & SAÚDE - A Terapia por meio dos Alimentos.
            George Ohsawa. Macrobiotica Zen - A Arte da Longevidade e do Rejuvenescimento.

You Might Also Like

0 comentários